quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ter o melhor CT do Brasil é a meta do E. C. Bahia

Projeto Cidade Tricolor
De Erick Issa, na Tribuna da Bahia desta segunda-feira:

`Ter o melhor Centro de Treinamentos do Brasil. Essa é a intenção da diretoria do Bahia, com o projeto Cidade Tricolor, que terá a sua pedra fundamental lançada no dia 1º de janeiro de 2011, data em que o clube comemora 80 anos de existência. O sonho do torcedor vai mesmo se tornar realidade, graças a uma parceria entre o Bahia e a construtora OAS. O audacioso projeto é mais um sinal dos novos tempos que vive o clube após uma década perdida. A intenção é preparar uma estrutura para se firmar de vez entre os maiores times do país.
 
Após 31 anos, o velho Fazendão sairá de cena para dar lugar à Cidade Tricolor. Desde 1979 no Centro de Treinamentos Osório Villas Boas, o tricolor terá que se adaptar à nova casa. O Alto de Itinga ficará registrado na memória dos mais apaixonados, que para acompanhar os trabalhos do clube terá que se deslocar até Nova Dias D´ávila.
 
Para o vice-presidente do Bahia, Valeriano Santiago, o fato do novo CT ficar situado a 56 quilômetros de Salvador não irá afastar o torcedor de sua maior paixão. "Temos que pensar grande. É difícil encontrar um terreno bom em uma área mais próxima da cidade. Às vezes você pode até encontrar um local centralizado, só que aí a área está supervalorizada. Vários terrenos foram oferecidos, só que fazíamos as visitas e não dava pra fazer um terço do que queremos. Não adianta a gente mudar daqui para Guarajuba, e construir um CT que daqui a dois anos não irá suprir as necessidades do clube".
 
No terreno de 350.000 m² serão contruídos seis campos. Além dos campos tradicionais, o novo CT contará com um equipamento coberto, outro sintético e um de areia. Como existe a possibilidade de ampliação no futuro, estima-se que um total de oito campos sejam construídos, sendo 4 para a Divisão de Base, 3 para os profissionais e 1 minicampo.
 
O presidente Marcelo Guimarães Filho ressalta que a construção do empreendimento é fundamental para engrandecer o Bahia. "Isso é um fator que ajuda bastante. Em 2010, o Bahia conseguiu trazer bons atletas, de grandes clubes do Brasil, como é o caso de Morais, Jancarlos e outros, mas a estrutura é fundamental pra isso. Os atletas procuram saber em que local vão trabalhar, como qualquer outro profissional. Isso é importante e vai ajudar a consolidar o Bahia entre os grandes do Brasil".
 
Em termos de comparação, o atual CT do Bahia, o Fazendão, conta com 180.000 m² e apenas quatro campos. "Tudo que hoje tem no Fazendão, nós teremos também na Cidade Tricolor. Nessa área estará situado o setor administrativo, a divisão de base, toda parte de hotelaria e hospedagem dos atletas, fisiologia e fisioterapia", conta Valeriano, que, entusiasmado, faz questão de citar que "o terreno fica distante do polo, não existindo risco de poluição, até porque já fizemos os testes necessários. Além do mais, é um terreno cercado por uma grande área verde e cortado por um lago".
 
Quanto à situação financeira, o torcedor não precisa se preocupar. O novo CT será fruto de uma troca entre o Bahia e um de seus patrocinadores, a construtora OAS, que irá arcar com todas as despesas do projeto. "Nenhum centavo sairá do bolso do Bahia. Quando a OAS nos entregar o CT pronto, entregaremos as chaves do Fazendão para que eles possam dar início a construção do empreendimento imobiliário", complementa Valeriano. Com o lançamento da pedra fundamental no dia 1º de janeiro, a expectativa é que a obra esteja concluída num prazo máximo de 1 ano e meio a dois anos. "Dezembro de 2012 ou janeiro de 2013, já estaremos treinando no nosso novo CT", acrescenta´.
 
Confira algumas fotos do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário