quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ter o melhor CT do Brasil é a meta do E. C. Bahia

Projeto Cidade Tricolor
De Erick Issa, na Tribuna da Bahia desta segunda-feira:

`Ter o melhor Centro de Treinamentos do Brasil. Essa é a intenção da diretoria do Bahia, com o projeto Cidade Tricolor, que terá a sua pedra fundamental lançada no dia 1º de janeiro de 2011, data em que o clube comemora 80 anos de existência. O sonho do torcedor vai mesmo se tornar realidade, graças a uma parceria entre o Bahia e a construtora OAS. O audacioso projeto é mais um sinal dos novos tempos que vive o clube após uma década perdida. A intenção é preparar uma estrutura para se firmar de vez entre os maiores times do país.
 
Após 31 anos, o velho Fazendão sairá de cena para dar lugar à Cidade Tricolor. Desde 1979 no Centro de Treinamentos Osório Villas Boas, o tricolor terá que se adaptar à nova casa. O Alto de Itinga ficará registrado na memória dos mais apaixonados, que para acompanhar os trabalhos do clube terá que se deslocar até Nova Dias D´ávila.
 
Para o vice-presidente do Bahia, Valeriano Santiago, o fato do novo CT ficar situado a 56 quilômetros de Salvador não irá afastar o torcedor de sua maior paixão. "Temos que pensar grande. É difícil encontrar um terreno bom em uma área mais próxima da cidade. Às vezes você pode até encontrar um local centralizado, só que aí a área está supervalorizada. Vários terrenos foram oferecidos, só que fazíamos as visitas e não dava pra fazer um terço do que queremos. Não adianta a gente mudar daqui para Guarajuba, e construir um CT que daqui a dois anos não irá suprir as necessidades do clube".
 
No terreno de 350.000 m² serão contruídos seis campos. Além dos campos tradicionais, o novo CT contará com um equipamento coberto, outro sintético e um de areia. Como existe a possibilidade de ampliação no futuro, estima-se que um total de oito campos sejam construídos, sendo 4 para a Divisão de Base, 3 para os profissionais e 1 minicampo.
 
O presidente Marcelo Guimarães Filho ressalta que a construção do empreendimento é fundamental para engrandecer o Bahia. "Isso é um fator que ajuda bastante. Em 2010, o Bahia conseguiu trazer bons atletas, de grandes clubes do Brasil, como é o caso de Morais, Jancarlos e outros, mas a estrutura é fundamental pra isso. Os atletas procuram saber em que local vão trabalhar, como qualquer outro profissional. Isso é importante e vai ajudar a consolidar o Bahia entre os grandes do Brasil".
 
Em termos de comparação, o atual CT do Bahia, o Fazendão, conta com 180.000 m² e apenas quatro campos. "Tudo que hoje tem no Fazendão, nós teremos também na Cidade Tricolor. Nessa área estará situado o setor administrativo, a divisão de base, toda parte de hotelaria e hospedagem dos atletas, fisiologia e fisioterapia", conta Valeriano, que, entusiasmado, faz questão de citar que "o terreno fica distante do polo, não existindo risco de poluição, até porque já fizemos os testes necessários. Além do mais, é um terreno cercado por uma grande área verde e cortado por um lago".
 
Quanto à situação financeira, o torcedor não precisa se preocupar. O novo CT será fruto de uma troca entre o Bahia e um de seus patrocinadores, a construtora OAS, que irá arcar com todas as despesas do projeto. "Nenhum centavo sairá do bolso do Bahia. Quando a OAS nos entregar o CT pronto, entregaremos as chaves do Fazendão para que eles possam dar início a construção do empreendimento imobiliário", complementa Valeriano. Com o lançamento da pedra fundamental no dia 1º de janeiro, a expectativa é que a obra esteja concluída num prazo máximo de 1 ano e meio a dois anos. "Dezembro de 2012 ou janeiro de 2013, já estaremos treinando no nosso novo CT", acrescenta´.
 
Confira algumas fotos do projeto.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A CÂMARA COM DOIS PRESIDENTES CONSIDERADOS ELEITOS

A briga pelo poder na cidade de Madre de Deus parece ser constante. Desta vez aconteceu de forma inusitada, na Câmara de Vereadores, nesta quarta (15/12/2010), na eleição para presidente da Mesa Diretora.
.
Depois de luzes apagadas e proibição da transmissão ao vivo pela rádio local Madre FM (segundo noticiado pela própria emissora, que transmitiu a Sessão gravada às 20:00h), e não como é habitual com transmissões ao vivo, dois presidentes consideram-se eleitos para o biênio 2011-2012.
.
O atual presidente Dailton Filho e o seu colega Jefferson Andrade comemoram a vitória, mas parece que o caso terá de ser levado à Justiça e deverá vir dela a decisão. Será que é difícil saber o por quê de disputas tão acirradas pelo poder político num município tão pequeno?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MADRE DE DEUS: LOCALIZAÇÃO

Entardecer em Madre de Deus - Foto de Alberto Luiz.
Madre de Deus é um município baiano, com área de 11,141 km². A população de Madre de Deus, segundo a contagem do Censo 2010 do IBGE, é de 17.338 habitantes. Cururupebas era seu nome, homenagem ao cacique tupinambá Cururupeba que habitou esta ilha.
Link para o Google Maps
A ilha esta esta localizada na Baía de Todos os Santos e antes pertencia a Salvador, emancipando-se no final dos anos 80. Sua ligação com o continente se dá através dos municípios de Candeias e São Francisco do Conde. Além da ilha de Madre de Deus, sede do munípio, faz parte da cidade também a ilha de Maria Guarda.
Praias são atrativos da cidade para o turismo
Aqui esta situado um terminal marítimo da Petrobrás, empresa que mantém atividades que ajudam no sustento do município, além da pesca artesanal e do turismo. As atividades petrolíferas, apesar de trazer desenvolvimento para a região, marcam-na com agressões ecológicas típicas da atividade, podendo ser citado como exemplo os derramamentos de petróleo ocorridos em 1992 e 1999.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ENTARDECER EM MADRE DE DEUS

Madre de Deus ao entardecer
Morei em cidades como Camamu, Valença, Salvador, Candeias... Agora sou habitante de Madre de Deus, pacata, serena, segura, incomparável, maravilhosa como seu entardecer.

Quando morava em outras cidades já era apaixonado por Madre e visitava sempre. Gostava do modo de vida, das praias e das festas. Agora que sou residente parece que algumas tradições estão se perdendo, como as festas locais. Exemplo disso era a Madre Fest que acontecia no período de carnaval, trazendo milhares de turistas para a cidade, mas que acabou...

Felizmente a população deste paraíso mantém, por seus esforços, algumas tradições. Exemplo disso foi o carnaval de 2010, comemorado à moda antiga, com a força do povo madredeuense, que esta de parabéns pela alegria e irreverência.